Team Building

Fundamentação do Projeto

A produtividade das organizações e das empresas, está intrinsecamente relacionada com as dinâmicas e relações interpessoais dos indivíduos e das equipas de trabalho.

Indicadores organizacionais como produtividade, qualidade, satisfação no trabalho e fidelização dos clientes melhoram significativamente com o trabalho em equipa. No entanto, o entendimento da realidade grupal e de equipas de trabalho, ultrapassa largamente o indivíduo de forma isolada. Neste sentido, é importante conhecer e desenvolver os ingredientes que motivem os vários elementos do grupo, de forma a torná-lo coeso, capaz de se superar continuamente na busca pelo sucesso.

A eficácia pessoal encontra-se intimamente ligada aos comportamentos que cada elemento exibe no exercício de cada função. Nesta linha, por vezes, cada indivíduo tem dificuldade em perceber o impacto das suas ações no todo da organização. Neste âmbito as organizações deverão utilizar instrumentos de simulação que visam a modificação comportamental, permitindo aos participantes adotar a melhor postura nos mais variados contextos, de modo a otimizar as relações, desempenhos e resultados

A essência do conceito de Team Building está intrinsecamente ligada ao fomento de espírito de equipa através de diversas actividades. Estas actividades são uma importante "ferramenta" capaz de reforçar e desenvolver o conhecimento e coesão entre membros de uma organização.

Pessoas que diariamente trabalham lado a lado, mostram conhecer-se pouco quando postas perante desafios que requerem interacção e cooperação mútua, para além da rotina habitual.

A construção de um processo articulado e de processos de trabalho integrados, passa pelo aprofundamento dos elos sociais e do conhecimento das virtudes e defeitos de cada um. Este objectivo é mais facilmente alcançado em actividade lúdica e descontextualizadas do local de trabalho, onde predomina um ambiente informal e descontraído.

Treinar uma equipa não se limita somente em oferecer bases técnicas de cada área, enquadra também fatores emocionais e comportamentais.

Neste contexto, surge este projeto que oferece um conjunto de serviços na área do Team Building, direcionado para atividades que visão a alteração de comportamentos individuais e de equipa com vista a melhoria do desempenho e aumento da produtividade.

Objetivos Gerais

Este projeto tem como objetivos:

  • Construção de um processo articulado e de processos de trabalho integrados, passando pelo aprofundamento dos elos sociais e do conhecimento das virtudes e defeitos de cada um
  • Contribuir para descomprimir, quebrar o gelo, entusiasmar e motivar, proporcionando uma nova energia aos colaboradores, que se reflecte na sua produtividade e atitude no trabalho.
  • Dotar as equipas de estratégias de comunicação e de relacionamento de favorecem a optimização do desempenho.
    • Ajudar empresas a maximizar o potencial das equipas existentes;
    • Desenvolver desafios de equipa inovadores seguidos por debates facilitados e sugestões de próximos passos a serem tomados;
    • Tomada de consciência das características individuais de cada elemento da equipa de forma a rentabilizar os traços comportamentais de cada um;

Objetivos específicos

  • Ajudar empresas a maximizar o potencial das equipas existentes;
  • Desenvolver desafios de equipa inovadores seguidos por debates facilitados e sugestões de próximos passos a serem tomados;
  • Tomada de consciência das características individuais de cada elemento da equipa de forma a rentabilizar os traços comportamentais de cada um;

Destinatários

Este projeto destina-se equipas de trabalho, chefias de equipas e elementos de direção.

Metodologia

Cada atividade reveste-se de um grande nível de individualidade, sendo desenhada e projetada de acordo com as necessidades e objetivos do cliente. De forma a perseguir este objetivo, será realizada uma reunião prévia com o cliente, onde se pretende aferir os objetivos da empresa e níveis de avaliação que serão realizados.

As atividades serão concebidas de acordo com princípios, que visam assegurar a combinação de jogos e actividades inovadoras, criativas e inspiracionais, com análises profissionais tecnicamente rigorosas e pedagogicamente eficazes.

 

 

 

- Proporcionar mais do que diversão: os conteúdos devem estar relacionados com a realidade dos participantes, para que estes não os considerem uma perda de tempo e os encarem com seriedade, retendo as lições pertinentes;

- São orientados por especialistas: este é um factor essencial para que a dinâmica de grupo se desenvolva de forma positiva e se retirem dos jogos e actividades todas as lições úteis possíveis, maximizando a aprendizagem do participante;

- Devem ser seguidos de reforços: o que se aprende nos jogos e actividades nem sempre é fácil de transpor para a prática profissional, carecendo de apoio especializado.

Estes são os principios que irão orientar o desenho de todas as atividades com vista a tornar a experiencia enriquecedora e que produza as modificações comportamentais individuais e grupais positivas com vista a melhoria do desempenho.

Recursos Humanos e Materiais

Recursos humanos: equipa de técnicos com competências adquiridas nas Forças Armadas, nas áreas da liderança, manobras de cordas, atividades outdoor, Avaliação Comportamental e Recrutamento.

As atividades são direcionadas para grupos mínimos de 12 elementos e máximo de 24, de forma a possibilitar uma avaliação mais rigorosa e precisa, permitindo uma maior exposição dos participantes.

  • para um grupo de 12 elementos, estarão presentes 04 técnicos.
  • Para um grupo de 24 elementos, estarão presentes 06 a 08 técnicos

Este número de técnicos visa um acompanhamento permanente das equipas de trabalho, com vista a uma avaliação rigorosa e fundamentada.

Recursos Materiais: os recursos materiais serão elencados conforme o desenho de cada projeto.

Operacionalização

As atividades deste projeto estão desenhadas preferencialmente para se desenrolarem no mínimo em dois dias consecutivos com pernoita das equipas.

Esta organização irá permitir criar cenários e tarefas que possibilitam explorar em pormenor comportamentos individuais e coletivos, bem como potenciar o trabalho em equipa, tomadas de decisão e gestão de conflitos em situações de cansaço e de privação de comodidades.

 

 

 

Avaliação

No final de cada projeto, será elaborado um relatório de avaliação individual e coletivo, onde se realça o desempenho geral da equipa e do individuo, elencando os pontos fortes e os aspetos a melhorar, ao nível do comportamento individual e da dinâmica da equipa, com vista à melhoria do desempenho.

Contacte-nos para mais informações